O logotipo, também conhecido como logo e erroneamente chamado de logomarca por muitas pessoas(sério, parem com isso), é uma representação gráfica ou visual que identifica uma marca e/ou empresa. Outra função do logotipo é diferenciar uma marca e/ou empresa de seus concorrentes para desta forma criar uma ligação com seus consumidores e também conseguir atrair novos consumidores.
Mas está enganado quem pensa que basta juntar umas letras, colocar cores e pronto! Criar um logotipo é um processo que exige além de criatividade, também muito conhecimento pois o logotipo não pode apenas ser visualmente bonito, ele precisa representar a empresa, o logotipo precisa ter um significado para ser daquela maneira.
Dito isto, vamos conferir quando custou o logotipo do Google?
$0 - Isso mesmo. O logotipo do Google não custou nada! Ele foi criado por Sergey Brin, co-fundador da empresa, em 1998.
Coca-Cola
$0 - Assim como o logo do Google, o logotipo da Coca-Cola não custou nada e foi criado pelo senhor Frank Mason Robinson, um dos funcionários dos fundadores.
Nike
$35 - Criado em 1971 pela estudante de design Carolyn Davidson, o logotipo da Nike é um exemplo de logo barato. Alguns anos mais tarde, 1983 pra ser mais exato, o co-fundador Phil Knight em sinal de gratidão pelo trabalho de Carolyn Davidson, deu a ela um anel com uma pedra de diamante e várias ações da empresa, cujo valor foram estimadas em aproximadamente $600.000(seicentos mil dólares)
BP
$211.000.000 A gigante petroleira BP contratou uma agência de publicidade em 2001 para criar um novo logotipo que pudesse substituir o antigo. O resultado foi este logo acima com moldes de girassol e segundo a agência as cores representam a energia em diversas formas. Este é um exemplo de como pode ser caro um novo logotipo: $211.000.000(duzentos milhões de dólares)
$2 a $6 - Este é outro exemplo de logotipo barato. O twitter conseguiu seu logotipo através de um crowdsourcing, o que fez com o que preço ficasse bem mais baixo do que ficaria caso eles contratassem uma agência de publicidade para fazer o serviço.
Pepsi
$1.000.000 - Em 2008 a Pepsi queria renovar sua identidade visual e para isso contratou uma agência de publicidade que cobrou $1.000.000(hum milhão de dólares). Claro que 1 milhão é muito dinheiro, mas levando em consideração que a Pepsi arrecadou mais de 1 bilhão de dólares, então 1 milhão não é muita coisa pra eles
Olimpíadas de Londres 2012
£400.000 - $625.000 - Criado em 2007, o logo causou muita polêmica porque custou £400.000(quatrocentos mil libras), o equivalente a $625.000(seiscentos e vinte e cinco mil dólares) e o resultado não foi muito bom, digamos assim.
Accenture
$100.000.000 - Pois é, este logo da Accenture custou $100.000.000(cem milhões de dólares), o que causa algum espanto dada a simplicidade do mesmo. O nome da empresa foi escrito em letras minúsculas para passar a ideia de que a empresa é acessível e amigável. E aquele acento circunflexo acima cima da letra t, significa que a empresa está sempre caminhando para frente em direção ao futuro.
BBC
£1.150.000 - $1.800.000 - O logo da BBC custou £1.150.000(hum milhão e meio de libras), aproximadamente $1.800.000(hum milhão e oitocentos mil dólares). Este logo foi criado primeiro para unificar a marca BBC, pois cada departamento usava um logo diferente. Outro motivo foi por problemas com a pixelização na tela do computador e pra terminar mais um motivo: os custos de impressão, pois o antigo logo da BBC era colorido e imprimir materiais com o logo da emissora estava começando a ficar caro.
VIA
0 comentários:
Postar um comentário